Confira a íntegra do discurso do Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais, Gerardo Renault, proferido no congraçamento em comemoração aos 50 anos de existência da instituição.

 

Dedicação e compromissos

“Preferi olhar o Brasil na dimensão de seu futuro e prepará-lo em tempo para o dia de amanhã.” Essa frase foi dita pelo presidente Juscelino Kubitschek em referência à decisão histórica e corajosa de construção de Brasília, a nossa capital federal. A afirmação demonstra muitos atributos esperados de quem exerce funções públicas: coragem, pioneirismo, espírito público, compromisso com o País. Na noite de hoje, faço a citação, pois quero destacar a coragem de ter marcado o primeiro passo rumo a um sonho e aspiração que, criados, aí estão pela presença física do IPLEMG. Prestando atuações indispensáveis e sólidas, como exemplo de pioneirismo vencedor que somos agora e sempre. 

Guardadas as devidas proporções, gostaria de lembrar que o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais nasceu da audácia e da visão cívica de figuras públicas que não tiveram medo de dar o primeiro passo e aqui destaco ainda a ação e o envolvimento de cada um para que esse sonho tenha se transformado em realidade há cinco décadas, meio século de lutas, mesmo para os que usaram suas últimas forças, ligados a nós.

Diretores dedicados, servidores prontos e dispostos, com a força consequente da existência de tantas batalhas transformadas em vitórias, aí está o IPLEMG, através de MEIO SÉCULO de vida digna.

A estes valorosos companheiros jamais derrotados, cheios de dedicação constante nas disputas em que vencemos pela coragem e caráter invejáveis, em que a presença fundamental do nosso superintendente geral, João Alves Cardoso, por sua liderança e conhecimento é exemplo.

Sinto-me profundamente honrado pela confiança que todos os nossos segurados, seguradas e pensionistas depositaram em mim ao longo de várias décadas. Permitam-me compartilhar uma breve reflexão pessoal sobre o início dessa jornada extraordinária, marcada por desafios, mas repleta de vitórias ao longo de 50 anos de dedicação e compromissos.

Por meio século, enfrentamos desafios significativos que moldaram a trajetória do nosso IPLEMG. Não foi um caminho sem obstáculos. Porém, optamos sempre pela coragem, unidade e diálogo diante das adversidades, escolhendo um percurso que, apesar de politicamente árduo, era humanamente necessário em prol daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público.

Nossa história é de pioneirismo e conquistas, forjadas em um contexto adverso. Mas com resiliência e perseverança, tem se mostrado vitoriosa.

Por isso, hoje, celebramos não apenas 50 anos de existência, mas o fato singular de sermos a única instituição pública que se sustenta com recursos próprios, sem onerar o estado, garantindo assim a segurança e conforto de nossos segurados, seguradas, pensionistas e servidores.

Nosso caminho de sucesso foi construído de maneira coletiva. Sempre carregamos a responsabilidade do pioneirismo, enfrentando os desafios de criar uma instituição em um momento hostil ao poder legislativo. Hoje, somos mais fortes que há 50 anos, e nos próximos decênios, seremos ainda mais resilientes aos nossos compromissos.

Em hipótese alguma, posso deixar de expressar minha profunda gratidão ao Governador Rondon Pacheco, cujo papel foi fundamental na criação do IPLEMG. Seu apoio incansável e sua visão audaciosa pavimentaram a estrada para as realizações notáveis dos últimos 50 anos.

Destaco a importância do IPLEMG na construção de projetos que deságuam na melhoria de qualidade de vida de nossos segurados, seguradas e pensionistas. Desde o início, constituímos uma rede de apoio para cada um de vocês. Contamos com uma equipe enxuta, eficiente e entrosada, pronta para recebê-los no atendimento de todas as demandas que precisarem. Também para tomar um café, comer um pão de queijo e ter uma conversa descontraída. Somos a família Iplemg!

Concluo, consciente de que as lutas persistirão. Contudo, confio plenamente na próxima geração de líderes que sucederão meu papel. Eles manterão o IPLEMG não apenas como uma instituição modelo para o Estado de Minas Gerais, mas como um farol de excelência em todo o Brasil no âmbito da Seguridade Social Previdenciária. 

Que esta celebração de 50 anos seja apenas o prelúdio de muitas décadas mais de sucesso e dedicação ao serviço público. Eis o IPLEMG, como querem todos os diretores, segurados e servidores, unanimemente. 

Que venha o novo meio século, pois aí estará o IPLEMG de hoje e pronto para o amanhã. 

Viva o IPLEMG de todos nós.

 

Gerardo Renault
Presidente do IPLEMG

Dedicação e compromissos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *